domingo, 19 de julho de 2009

Barreiros comemora 26 anos de festa de vaqueiros


Barreiros - No próximo final de semana completa 26 anos, que aconteceu a primeira Missa de Vaqueiros do Distrito de Barreiros, em Riachão do Jacuípe. O evento que sempre é realizado na última semana de julho e é considerado um dos maiores do seguimento na Região Sisaleira.

O presidente da festa deste ano, Neto Broa, informou que já está ajustando os últimos detalhes para a realização do evento. Segundo ele, é muito difícil estruturar uma festa como esta, mas o povo da comunidade é sempre unido e lutador. Para Neto Broa a emoção é grande ao assumir a responsabilidade de uma festa que já foi organizada pelos avôs, pai e outros amigos.

strong>Na programação deste ano terá o forrozeiro Del Feliz "O Rei do Forró Enredo" que faz um show especial no dia 25 para comemorar a temporada dos festejos juninos, quando o cantor barreirense fez shows nos maiores cenários da Bahia. Del que foi uma das atrações de Senhor do Bonfim e é a primeira contratação para o ano que vem, conforme divulgou o site da prefeitura. Leia aqui.

No sábado a festa começará às 20h com shows na Praça Teodoro Queiroz, no centro da comunidade. Um novo documentário será apresentado às 22h mostrando os aspectos culturais que evolve o evento. Vaqueiros, fazendeiros e organizadores da festa contam a história, as dificuldades e realizações.

No domingo ao meio dia começa o desfile dos vaqueiros seguido de homenagens aos vaqueiros, coroação de Rainha e Princesa, entrega das bandeiras, julgamento e premiação dos vaqueiros e grupos. Simultaneamente no Alto do Cruzeiro acontece o Concurso de Marchas com julgamento da ABCC- Associação Baiana dos Criadores de Cavalos.

Outras bandas também já estão confirmadas: Axé Vip, Estrela Midi, Forrozão Eletroxote, Juca dos Teclados, Wesley & Igor, DJs nas barracas, dentre outras apresentações regionais.

Participação popular – Os vaqueiros têm participação garantida e são eles que fazem o evento acontecer. Muitos aproveitam o dia para tocar berrante e fazer aboios e toadas. O jovem Ivanildo, conhecido por Muí da Cancela Preta, também um apaixonado pela festa e disse que vai aproveitar o momento para fazer homenagens. Ele comentou que irá soltar seus versos, mas tem uma condição. "Só vou se me chamarem no palco, se não num eu não canto", brincou.

Por Paulo Marcos

Nenhum comentário: