quarta-feira, 15 de julho de 2009

Definida a programação da 26ª Festa de Vaqueiros e Fazendeiros de Barreiros


O forrozeiro Del Feliz "O Rei do Forró Enredo" será a atração do evento que acontece dias 25 e 26 de julho no distrito de Barreiros, em Riachão do Jacuípe

Histórico - Em julho de 1983, amigos se reuniram para comemorar o aniversário de Mundinho e acabaram inventando o que se tornaria tempos mais tarde a maior festa de vaqueiros da Região Sisaleira.

A missa do vaqueiro
surgiu para comemorar as vitórias de brasileiros esquecidos pelas nação, que nem direito de se aposentar eles têm. A origem da Missa do Vaqueiro é assentada em uma história sangrenta. Precisamente na madrugada de 8 de julho de 1954, o vaqueiro Raimundo Jacó, é traiçoeiramente assassinado com uma pancada na cabeça nas caatingas do Sítio de Lages, distrito do município de Serrita, localizado no alto sertão Araripe, em Pernambuco.

Nos dias de hoje os vaqueiros ainda sofrem. Um herói do sertão é assim que se chama esses homens que nos dias atuais faz o que Zé de Zezito é capaz. O vaqueiro barreirense que sozinho já chegou a tirar 300 litros de leite por dia. Ele trabalha todos os dias e não se cansa.

Barreiros é uma terra onde o povo faz, inventa e não fica parado. Tem artesão, como seu Paterniano de 84 anos, que prepara e conserta os acessórios dos vaqueiros. Miúdo Preto é um dos velhos vaqueiros que todo ano está de olho nos vaqueiros encourados para fazer o julgamento dos encourados.

Desde o início muita coisa já mudou. Antes era missa do vaqueiro e hoje é festa. Antes eram inúmeros vaqueiros encourados e hoje são os grupos com uniformes de pano.

No documentário Barreiros dos Vaqueiros, 2006, o vaqueiro "João do Cantinho", que faleceu no ano passado, diz que não abria mão de montar em cavalo bom e participar da festa de vaqueiros de Barreiros considerada por ele a maior da região. Outro vaqueiro que também já morreu, mas deixou seu recado no vídeo é "Hamilton Grande". Ele disse que não esquecia os tempos de vaqueiro na Fazenda Muricí. Para ele cavalo tinha que ser bom.

Barreiros é mesmo a terra do forró - Aqui nasceu o cantor Del Feliz, que já conquistou o povo nordestino com sua música e seu talento. Del também canta e encanta o Nordeste com seu Projeto Forró Enredo, que conta a história dos municípios brasileiros através da música. Batizado de Rei do Forró Enredo por Geraldo Azevedo, Del, está de volta este ano ao evento de sua terra.

A premiação da Festa de Vaqueiros de Barreiros é bancada pela própria comunidade e algumas empresas da região. Os vaqueiros organizam um dos maiores concursos de marcha da região em todas as categorias com o julgamento da ABCC - Associação baiana dos Criadores de Cavalos. E quem não perde um só concurso de marcha é o amigo inseparável de seu Zé de Martilo. O jumento Lampião é o melhor de todos. O dono já achou até sete R$ 7 mil reais no jegue e não vendeu. "Não há concorrente pra ele e eu não vendo por dinheiro nenhum", afirma Zé.

29 e 30 de julho de 2005: a maior feste de todos os ano - Barreiros nunca viu nada igual. O maior show de forró do Brasil com Alcymar Monteiro, que retornou em 2008. E mais de mil cavaleiros no desfile. Nos anos de 2001 e 2002, o forrozeiro Adelmário Coelho foi a grande atração. Outras bandas como Flor D'Açucena, Menina Faceira e Catuaba com Amendoim também já participaram do evento.

Confira a programação:

Sábado dia 25 de julho

22h - Abertura

Shows com Forrozão Eletroxote, Wesley & Igor, e Del Feliz

Domingo dia 26 de julho

12h - Desfile dos vaqueiros;

14h - Homenagem aos vaqueiros, Coroação de Rainha e Princesa, entrega da bandeiras, jugamento e premiação dos vaqueiros e grupos;

15h - Concurso de marchas;

18h - Encerramento com show com de Axé Vip e Estrela Midi

3 comentários:

Unknown disse...

Com certeza! essa é a melhor festa de vaqueiros da região, pelo menos tem sido ao longo dos anos, espero que este ano n seja diferente.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

We are a bunch of volunteers and opening a
new scheme in our community. Your website offered us with useful info to work on. You have done an impressive activity
and our whole group will likely be grateful to you.


Feel free to visit my web page; goji pro emagrece mesmo