domingo, 26 de julho de 2009

Riachão pode ganhar dia do vaqueiro e Barreiros uma associação


Festa de Barreiros mantém tradição de desfile e dedica amplo espaço para os vaqueiros

Por Paulo Marcos - Colaborou Romário Santos


O último domingo de julho poderá ser dedicado ao dia municipal do vaqueiro, em Riachão do Jacuípe. A iniciativa do vereador Adonias Alves foi apresentada neste domingo (26), no encerramento da Festa de Vaqueiro do Distrito de Barreiros. O vereador disse que irá estudar uma forma de realizar o projeto e pedirá apoio dos colegas de Câmara.

A festa que começou sábado (25) com shows de Del Feliz (com participação de Luiz Caldas), Eletroxote e Wesley e Igor, encerrou neste domingo com as bandas Forrozão Chapéu de Couro (Bui e Deraldo), Estrela Midi e Juka dos Teclados. Os foram transmitidos ao vivo pelas rádios Calila News e Barreiros FM.

Associação

A cada ano a comissão de organização do evento é liderada por duas pessoas escolhidas pela coordenação do ano anterior.  Idealizada pelos próprios moradores a festa poderá ganhar uma associação a partir deste ano. César Queiroz e Silvério (Zil) assumiram a presidência e vice respectivamente e afirmaram que irão buscar meios de constituir uma entidade para fortalecer a realização do evento.

A prefeitura de Riachão do Jacuípe é a principal patrocinadora da festa . O prefeito Laurinho que participou no sábado não pode comparecer domingo por problemas de saúde. Dr. Luciano irmão do prefeito foi representá-lo e disse que é “apaixonado por festa de vaqueiros e ficou muito feliz com a organização da comunidade”, comentou.

Desfile
Durante a tarde deste domingo os vaqueiros participaram ativamente do evento com concurso de aboios, versos e marcha de animais. O destaque como sempre são os vaqueiros encourados:

Premiação de vaqueiros
Vaqueiros com melhores trajes:
1º Lugar – Fael: 1 garrote
2º Lugar – Paulo de Serra Preta: 2 carneiros e 1 litro de Whisky
3º Lugar – Dedé da Toca da Onça: 1 carneiro e 1 litro  de Whisky
4º Lugar – Didi da Toca da Onça: 1 carneiro e 1 litro  de Conhaque
5º Lugar – Neres de Nova Fátima: 1 carneiro

Vaqueiro mais velho – Paulo de Serra Preta com 64 anos: 1 carneiro

Vaqueiro melhor aboiador – Diel de Gavião: 1 carneiro

Vaqueiro com pior traje – Lourival do Contador em Retirolândia: 1 carneiro

Vaqueiro mais novo – Alisson Silva de Oliveira com 4 anos (Malhadinha, Nova Fátima): 1 carneiro

Grupos de montaria

Criado em 1997, o Grupo de Vaqueiros Heróis do Jibão novamente foi premiado como o melhor grupo de vaqueiros da Festa de Barreiros. Confira aqui a premiação:
1º Lugar – Heróis do Jibão de Ipoeirinha: 1 garrote e 1 carneiro
2º Lugar – Espora de Ouro de Nova Fátima: 1 garrote
3º Lugar – Cavalo Selvagem de Santo Antônio de São Domingos: 2 carneiros
4º Lugar – Sistema Bruto 1 carneiro e 1 litro de Whisky
5º Lugar – Amazonas de Barreiros: 1 carneiro

No Bairro Alto do Cruzeiro também aconteceu a disputa do Concurso de Marchas. Vaqueiros e amazonas de toda região concorreram a prêmios na arena com julgamento da ABCC - Associação Baiana de Criadores de Cavalos. Até o fechamento da matéria a organização não havia divulgado os ganhadores. 

O que é Festa de Vaqueiros?
A Festa dos Vaqueiros é um evento religioso, festivo e  tradicional na cultura popular do Sertão Nordestino.

Origem:
A festa tem sua origem  em uma história trágica, o assassinato do vaqueiro Raimundo Jacó, morto traiçoeiramente nas caatingas do alto Sertão do Araripe em Pernambuco.

Em julho de 1971, por iniciativa do padre João Câncio e do cantor Luiz Gonzaga, surgiu a Missa do Vaqueiro no município de Serrita, alto sertão Pernambucano, acontecimento religioso dedicado à memória de Raimundo Jacó, vaqueiro assassinado por seu próprio irmão.

A festa de Barreiros:
O início da festa data do ano de 1983 onde um grupo de amigos se reuniram para comemorar o aniversário de Raimundo Ross. Surgindo assim, a primeira Festa de Vaqueiros de Barreiros.

A Festa de Vaqueiros tornou-se um evento importante no que diz respeito à preservação e valorização da cultura sertaneja além de contribuir para que se faça uma justa homenagem aos heróis do sertão que são os vaqueiros.

Nenhum comentário: